Casa Bandeirantes

1943


Fundada em 1943 pelo libanês Jorge Derviche, a Casa Bandeirantes foi um dos comércios mais tradicionais de Curitiba. Localizado na área do Paço Municipal, entre as praças Tiradentes e Generoso Marques, no centro velho da cidade, o estabelecimento familiar começou vendendo de enxovais a brinquedos e, mais tarde, passou a vender artigos para costura, como zíperes, elásticos, fios e rendas. No segmento conhecido como 'armarinho', a Casa Bandeirantes foi pioneira em Curitiba.

O nome 'casa' refere-se ao contexto histórico da época da fundação, pois, naquele tempo, os comerciantes costumavam morar no mesmo prédio onde tocavam seus negócios. Empreendedor, Jorge Derviche, antes de se aposentar, chegou a ter 12 armarinhos, a maioria em bairros. Depois, vendeu boa parte e o restante repassou aos filhos.

Em 2000, Felipe Derviche, neto de Jorge, passou a ajudar o pai com a administração da loja e, depois, assumiu o negócio sozinho até enfrentar a crise causada pela pandemia de COVID-19. Atualmente, no local, funciona outro comércio, um bazar de utilidades domésticas.

Fonte: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo / Blog Bala na Agulha


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.