Praça Miguel Couto, a pracinha do Batel

1927


“No Brasil, só há um problema: a educação do povo”. A afirmação que ficou marcada na história é do carioca Miguel Couto, médico, político e professor, membro da Academia Brasileira de Letras em 1916 e presidente honorário da Associação Brasileira de Educação em 1927. 

Responsável por deixar um importante legado na área de pesquisa médica, Miguel de Oliveira Couto (1865-1934) concluiu a graduação pela Academia Imperial de Medicina em 1883 e, mais tarde, foi presidente da Academia Nacional de Medicina, além de titular de três cátedras na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. 

Como político, foi deputado na Assembleia Nacional Constituinte de 1934 pelo Rio de Janeiro e participou ativamente do projeto de nacionalização de Getúlio Vargas. Miguel Couto dá nome à tradicional pracinha do Batel em Curitiba, que fica entre as ruas Gonçalves Dias e Bispo Dom José. 

Acredita-se que a origem do nome ‘Batel’ venha da história de um alfaiate curitibano que teria construído um pequeno barco para ir até São José dos Pinhais. Ao retornar a Curitiba, a embarcação teria caído em um desnível e, em seguida, foi abandonada por lá, dando origem ao nome do bairro, que significa ‘barco pequeno’. Há outra versão que diz que o nome é uma homenagem a um morador do local cujo nome era ‘Bathé’. 

Fonte: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo / Curitiba Space


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.