Paulo Leminski

1944


Nascido em 24 de agosto de 1944, em Curitiba, o poeta Paulo Leminski é conhecido por sua manipulação da linguagem, com humor, trocadilhos e até palavrões. Por esse motivo, é um dos poetas mais originais da literatura brasileira na segunda metade do século XX. 

Com seu jeito próprio de escrever, Leminski consagrou-se com a publicação de ‘Catatau’, em 1976. O livro levou quase uma década para ser escrito e retrata um monólogo do filósofo René Descartes durante uma visita a Pernambuco no período holandês. Trata-se de um texto lúdico que utiliza recursos do Tropicalismo e do Concretismo. 

Leminski passou boa parte da infância e juventude no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde estudou latim, filosofia, teologia e literatura clássica. Fascinado pela cultura japonesa, também se especializou em escrever haicai. Além disso, é autor de biografias e compôs músicas em parceria com Itamar Assumpção, Caetano Veloso e o grupo A Cor do Som. 

Casado por cerca de duas décadas com a também poeta Alice Ruiz, teve com ela três filhos: Estrela, Áurea e Miguel. O casal manteve o relacionamento até um ano antes da morte de Leminski, ocorrida em 1989 em Curitiba, em virtude de uma cirrose hepática. 

 Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Recanto do Poeta.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.