Maria Polenta

1880


O bairro Água Verde preserva a história de uma importante personagem de Curitiba: Maria Trevisan Tortato, conhecida como Maria Polenta. Italiana, nascida em 1880 em Mira, comunidade próxima a Veneza, região de Vêneto, chegou ao Brasil em 1892 com os pais e sete irmãos e, seis anos depois, casou-se com Giuseppe Tortato. Ao longo de sua vida na capital, tornou-se conhecida pelo trabalho como benzedeira e ajudou milhares de pessoas com problemas ortopédicos. Pela relevância de seu trabalho prestado à comunidade, no bairro há uma praça com o seu nome e um busto que a homenageia.

O apelido ‘Polenta’ veio do irmão mais novo, Antônio, que trabalhava na fábrica de alimentos Todeschini e teria substituído a cozinheira da fábrica na produção de polenta. Pelo bom desempenho, passou a ser chamado de Antônio Polenta, apelido que se estendeu aos familiares.

O procedimento nos atendimentos ao longo de 50 anos era sempre o mesmo. Maria ia conversando e passando o polegar esquerdo na região afetada. De repente, dava um puxão. Em seguida, aplicava água vegetal canforada e, se fosse preciso, fazia uma tala improvisada. Até exercícios de fisioterapia ela ensinava, já que atendia muitos jogadores de futebol. 

Falecida em 1959, Maria Polenta recebe até hoje homenagens em seu jazigo, em agradecimento às curas a ela atribuídas. Além da praça e do busto no Água Verde, também há uma rua no bairro Mundo Novo que leva o seu nome, como expressão de gratidão do povo curitibano.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.