Gela Boca da Francisco Derosso, no Xaxim

2023


Filho de imigrantes italianos, Francisco Derosso perdeu os pais precocemente e, aos 17 anos, ficou responsável por sustentar e cuidar do avô e de seus irmãos. Ele, que até então era agricultor, passou a trabalhar como carroceiro e entregador de carvão. Mais tarde, foi trabalhar em uma olaria, onde permaneceu por cerca de 20 anos. Graças ao seu perfil empreendedor, o trabalho prosperou. Ele conseguiu comprar propriedades e montou uma pequena leiteria na região da então chamada Estrada do Xaxim. 

Conhecido no bairro por seu trabalho e crescente patrimônio, Derosso fez ao longo da vida diversas doações para a educação, igrejas e o bem-estar da comunidade. Foi responsável também pela fundação de uma escola no Xaxim. Por isso, após sua morte, ocorrida em 1962, foi homenageado com a denominação da rua mais movimentada do bairro.  

A rua Francisco Derosso é uma importante via de comércio e abriga dezenas de estabelecimentos que oferecem os mais variados tipos de produtos e serviços. A rua foi escolhida para abrigar uma das operações da Gela Boca Sorvetes, franquia maringaense que chegou a Curitiba em 2020. Na capital paranaense, a marca tem outros dois endereços, mas os números vão muito além: são mais de cem lojas em quatro estados brasileiros (Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul). Além disso, os sorvetes são vendidos por uma rede de supermercados na Europa para 23 países. 

 Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo / Curitiba Space.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.