Gilda da Boca Maldita

1973



Gilda de Abreu foi o nome adotado por Rubens Aparecido Rinque durante os 10 anos que viveu em Curitiba, de 1973 a 1983. Conhecida como a 'primeira gay curitibana', a travesti nasceu em Ibiporã, na região norte do Paraná, e chegou à capital provavelmente atraída pelas propagandas de 'cidade modelo'. 

Em sua breve passagem por Curitiba, Gilda fez história: teve amigos, inimigos, transgrediu e espalhou muitos beijos e risos pela Boca Maldita, local onde costumeiramente ficava. Por sua ousadia ao roubar beijos de pessoas desconhecidas, foi vítima de agressões e exclusões da praça, principalmente pelo presidente da Boca Maldita, Anfrísio Siqueira, que a acusava de invadir um local 'bem frequentado'. Siqueira foi autor de um dos casos de agressão contra Gilda. No carnaval de 1981, ele a chutou na boca para impedi-la de subir em um dos carros alegóricos. 

O atestado de óbito de Gilda é de 1983 e indica que ela sofria de broncopneumonia, cirrose hepática e meningite purulenta. No entanto, há outras versões sobre seu falecimento que variam de  suicídio até overdose e vítima de violência. Ela foi encontrada morta em um casarão abandonado na rua Desembargador Motta, no centro da cidade. 

Após sua morte, houve uma tentativa de homenageá-la com a instalação de uma placa na Boca Maldita, com os dizeres: 'Gilda, você deixou saudades. Povo de Curitiba'. No entanto, mais uma vez ela foi boicotada: o presidente da Boca mandou retirar a homenagem. Somente em abril de 2022, quase 40 anos depois, outra placa foi instalada, graças ao trabalho do artista e produtor cultural Guilherme Jaccon, para o 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Jornal Plural / Artigo Gilda em Curitiba: o corpo transgressor invade a cidade de autoria de Caroline Marzani e Naira Nascimento. 
Disponível em: ttps://www.labeurb.unicamp.br/rua/paginasartigo/viewpagina?numeroPagina=1&artigo_id=71



Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.