Fonte da Memória

1995


Imigrantes e tropeiros do século XX foram homenageados no Largo da Ordem em Curitiba com o monumento ‘Fonte da Memória’, popularmente conhecido como ‘Cavalo Babão’. A escultura, de autoria do escultor curitibano Ricardo Tod (in memoriam), foi instalada na praça Garibaldi em 1995. Por meio da representação da cabeça de um cavalo que solta água pela boca, a obra relembra os animais utilizados nas viagens. 

Após longos trajetos, as carroças puxadas por cavalos e mulas, que transportavam produtos hortifrutigranjeiros e outras mercadorias para serem comercializadas no centro da cidade, eram deixadas no bebedouro da praça enquanto seus proprietários percorriam os pontos comerciais da capital. Os animais, por sua vez, aproveitavam para beber água da fonte. 

Feita de granito e bronze, a escultura tornou-se um ponto de referência no Largo da Ordem e atrai milhares de visitantes, principalmente aos domingos, durante a tradicional Feira de Arte e Artesanato Garibaldi, que ocorre desde a década de 1970 no local. Na imagem, uma pessoa descansa na borda da fonte, provavelmente em um dia de semana com pouco movimento. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Prefeitura Municipal de Curitiba.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.