1964
Em 1964, ano em que se instaurou o regime militar no Brasil, a imagem do campus da Universidade Federal do Paraná, hoje considerada uma das 20 melhores universidades da América Latina, foi usada para uma finalidade nada educativa. Circulou na Revista Manchete, a segunda maior revista brasileira da época, uma série de anúncios para vender cigarros, pois até então não havia nenhuma restrição sobre a propaganda deste tipo de produto.
Também foram usadas imagens de outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Basicamente, os anúncios mostravam ao fundo uma imagem que remetesse a uma grande cidade e, à frente, a imagem de um maço da marca Mistura Fina, acompanhado do slogan 'um cigarro que não irrita'. Na época, o consumo de tabaco estava em alta e era fortemente associado a status social, poder e glamour.
As informações contidas no desdobramento da campanha eram um tanto quanto questionáveis e tentavam vender a falsa ideia de que fumar não fazia mal à saúde. O argumento era que, baseando-se em supostos estudos científicos, a marca em questão teria conseguido produzir um cigarro com a 'suavidade exata' para evitar irritação nos brônquios. O anúncio propunha ainda que o fumante observasse a diminuição da tosse após consumir o produto por cinco dias consecutivos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Propagandas Históricas.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.