Banca de jornal - 1971

1971


O anúncio da Editora Abril, de 1971, ilustra uma banca de jornal existente defronte à Biblioteca Pública do Paraná. Exemplares de revistas famosas como a Manequim e a Realidade, expostos na foto, demonstram a popularidade das bancas.

Dispostas normalmente nas calçadas, em locais de grande circulação, as bancas de jornais e revistas configuram-se como última etapa da distribuição da produção de impressos. Além dos produtos já mencionados, revistas em quadrinhos e álbuns de figurinhas também são muito comercializados.

Com as primeiras bancas de jornais em metal criadas em 1910 no Rio de Janeiro, este tipo de comércio perdurou - em grande escala, até o final da década de 1990, quando supermercados e bares também começaram a vender jornais e revistas. Em virtude do crescimento da informação global, graças ao advento da internet e popularização das fontes de informação digital, os impressos perderam a força e, atualmente, poucas bancas sobreviveram ao avanço da tecnologia da informação.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Editora Abril.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.