Bosque Papa João Paulo II

1977


Popularmente conhecido como "bosque do papa", o Bosque Papa João Paulo II / Memorial da Imigração Polonesa combina beleza e tradição em harmonia com a natureza, representando a gratidão da cidade pela presença dos imigrantes poloneses desde 1871 com todos os seus impactos. 

Os restantes 48 mil metros quadrados, que anteriormente eram parte  da fazenda de Júlio Garmatter (agricultor e  comerciante de carne de sucesso na década de 1920), foram adquiridos em 1977 e abrigaram  a fábrica de velas Estearina. 

O projeto de Burle Marx (1909-1994), que supervisionou pessoalmente o desmatamento da floresta antes de sua abertura ao público, priorizou a conservação florestal e a preservação das características naturais do local.

Dentre os equipamentos do bosque destacam-se o portal polonês, Memorial da Imigração Polonesa (Museu a Céu Aberto e Santuário), Capela à Virgem Negra de Czestochowa  e loja de artesanato, casas típicas, palco, playground, sede de Escoteiros, bicicletário e sanitários.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Prefeitura Municipal de Curitiba.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.