João Paulo II no Centro Cívico - 1980

1980


Karol Józef Wojtyła, conhecido como Papa João Paulo II, foi um pontífice da igreja católica que deixou um legado histórico entre os brasileiros. Dentre as visitas no país, o papa esteve em Curitiba nos dias 5 e 6 de julho de 1980.

Após cumprir a  agenda oficial em 5 de julho, João Paulo II celebrou, no dia seguinte, uma missa em frente ao Palácio do Iguaçu, reunindo uma multidão de aproximadamente 1 milhão de pessoas. Segundo estimativas, esse foi o maior evento aberto já realizado na história do Estado. A celebração também foi transmitida para o mundo todo pelo Vaticano.

Em entrevista à Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Fedalto compartilhou suas observações sobre a celebração que  acompanhou de perto: "A missa do Papa João Paulo II foi soleníssima, com muitos concelebrantes: o Cardeal Agostinho Casarolli, o Núncio Apostólico Dom Cármine Rocco, Arcebispos, Bispos (todos do Paraná, a maioria de Santa Catarina) de Posadas e Presidencia Saens Peña, da Argentina e de Encarnación, Paraguai. Numerosos sacerdotes, com a participação de um milhão de fiéis, segundo jornalistas. Da Catedral até o Centro Cívico, repleta a Praça Nossa Senhora de Salete, adjacências e toda a Avenida Barão do Cerro Azul. O coral foi maravilhoso com diversos grupos, também com o da Irmã Custódia Cardoso. A homilia do Papa foi muito longa. Por cinco vezes fui dizer-lhe o que a multidão cantava, um dos refrões era: fica conosco Santo Padre. O Papa respondeu: São Pedro escolheu Roma, mas hoje está em Curitiba. As orações dos fiéis foram em dez línguas. No Ofertório, foi muito demorada a entrega de dons ao Papa."

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Tribuna do Paraná.


Outras publicações:

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.