2000
Após funcionar sob outra estrutura, o então governador do Paraná, Jaime Lerner, decidiu transformar a estrutura do então Instituto de Educação do Paraná (IEP) em um museu que abrigaria principalmente obras de arte da América Latina.
Com o convite ao arquiteto Oscar Niemeyer, ele explicou em livro a intenção da obra: "Era um prédio construído 40 anos atrás, suspenso em pilotis, com vãos de 30 e 60 metros e as fachadas cegas como a iluminação zenital adotada permitia. Era tão leve e atualizado que surgiu a ideia de transformá-lo num museu de arte. E isso explica o grande salão projetado, solto no ar, com 70m de comprimento e 30m de largura. As rampas de acesso indispensáveis, e o novo museu a exibir com sua forma diferente os milagres que o concreto armado oferece à arquitetura contemporânea” destacou.
A imagem, de Nani Gois, retrata a estrutura gerenciada pelo engenheiro civil Marco Antônio Stavis, que revelou os principais desafios da obra: um prazo de construção de seis meses e a fidelidade ao projeto assinado por Niemeyer .
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Nani Gois.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.