Poty Lazzarotto

1924


Napoleon Potyguara Lazzarotto, o Poty, nasceu em Curitiba em 29 de março de 1924. Poty desenhava em qualquer papel os traços de carvão. Estudou no Rio de Janeiro, na Escola de Belas Artes, recebendo bolsa pelo próprio Palácio do Estado.

Além do curso regular na Escola de Belas Artes, iniciado em 1942, começou a estudar gravura com Carlos Oswald e em 1944 passou a trabalhar na Folha Carioca.

Neste trabalho ilustrava contos e crônicas especialmente de Carlos Drummond de Andrade e Marques Rebelo, servindo para complementar a bolsa recebida de Manoel Ribas, que permitia não mais do que o suficiente

Em 1946 fez o curso de Litografia na Escola de Belas Artes de Paris. De volta ao Brasil, em 1948, integra-se ao jornal Manhã, comandado por Samuel Wainer. 

Casou-se, em 1955, com Célia Neve, que conheceu em Paris. Como ilustrador de livros sua carreira foi de muito sucesso, mas seu talento como muralista, efetivamente praticado desde 1960, superou todos os demais, com mais de uma centena de painéis de parede registrados, em madeira, cerâmica, vitral, mosaico, tijolo e expostos. 

A partir da década de 1990, Poty introduziu vigorosamente a cor em seus desenhos, capturando sua terra natal e todos os lugares imagináveis. Assim, ao abandonar sua preferência pelo preto e branco, ele negou publicamente sua reputação de daltônico.

Viveu os últimos anos de sua vida em Curitiba, Rio de Janeiro e ocasionalmente na Alemanha e França, falecendo em Curitiba, no dia 7 de maio de 1998.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Prefeitura Municipal de Curitiba.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.