Praça Eufrásio Correia - 1912

1912


A imagem da praça Eufrásio Correia em 1912 conta, em primeiro plano, com o bondinho elétrico, que começou a funcionar na cidade em agosto de 1912 - ainda em fase de testes. Na lateral do bonde, a propaganda do fortificante,"Emulsão de Scott", muito utilizado na época.

O serviço de bondes  de Curitiba foi inaugurado pela SBR em janeiro de 1913. Os novos bondes belgas foram equipados com alavancas de polias de contato para coletar a corrente com um suporte giratório para alcançar  fios distantes pendurados ao longo da rua, um arranjo único na América do Sul.

Já a praça Eufrásio Correia teve o início de sua implantação na década de 1880, com o projeto de expansão urbana de Curitiba por meio da construção de uma estação ferroviária.

Com a inauguração da ferrovia – em 2 de fevereiro de 1885 – a região passou de um ambiente pacífico para um ambiente comercial e industrial. A demarcação de ruas e praças da região e a constante entrada e saída de passageiros e mercadorias fizeram com que  a Praça Eufrásio Correia rapidamente se tornasse sede das indústrias de erva-mate; do barril; sabão e  fósforos.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba de Outros Tempos.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.