1878
A história do bairro Seminário passa necessariamente pela antiga rua dos Campos Gerais, que conferiu ao local o título de referência em termos de ocupação no final do século XVII. Porém, no final do século XIX,em 1878, a área desenvolveu-se ainda mais, graças à inauguração da estrada Mato Grosso, que atravessava o Seminário e ligava Curitiba a Campo Largo.
A nova estrada atraiu fazendas, comércios e serviços que atendiam turistas e colonos. Mas o bairro só tomou forma quando os Irmãos Lazaristas, em 1901, construíram um seminário no local, com a participação e auxílio do Bispo Dom José no processo de fundação. O prédio do seminário abriga o atual Colégio Marista Paranaense.
Em 1942, no local que ainda não possuía denominação de bairro, foi inaugurada a igreja de Nossa Senhora Aparecida, cujo nome também é utilizado para uma das principais avenidas locais. Finalmente, em 1947, o Seminário foi formalizado como área residencial e, em 1975, foi ampliado, incluindo o antigo bairro Barigui e partes das antigas Campina do Siqueira e Santa Quitéria.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hoy, Felippy Strapasson. História concisa dos bairros de Curitiba. Appris, 2019.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.