Edifício Miguel Calluf

1950


Encomendado pelo empresário sírio Miguel Calluf, após o incentivo do então governador Bento Munhoz da Rocha Netto para que  os empresários promovessem o desenvolvimento da capital, surgiu no edifício conhecido como Eduardo VII um notável hotel para sediar grandes festas.

O projeto é inspirado no icônico Flatiron Building, o primeiro arranha-céu de Nova York. Equipamentos como elevadores e máquinas industriais com  selo americano foram encomendados especialmente para o prédio.

O  nome oficial era Edifício Miguel Calluf, mas ficou conhecido como Lord Hotel, mantendo esse nome por  30 anos, até o falecimento de Calluf, períodoem que era gerido por um grupo português. Eduardo VII, nome batizado pelos portugueses, se tornou popular e ainda hoje é conhecido.

Desde 2008, o imóvel está desabitado, invadido e vandalizado, mas desde 2014 há  um projeto de restauração para devolvê-lo à utilização. O terreno está localizado em esquina nobre do Centro, mais precisamente no final da avenida Marechal Floriano Peixoto,  início da rua Cândido Lopes, em frente à  praça Tiradentes.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Prédios de Curitiba.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.