A história do Pilarzinho

1782


O Pilarzinho começou a tomar forma em 1792, com o surgimento da pequena capela do Pilar, que foi demolida em 1932 para a construção da atual capela.  O nome do bairro é resultado da devoção dos primeiros moradores e colonos, provavelmente de origem espanhola, à Nossa Senhora do Pilar, cuja capela foi fundada em 1782 e ainda hoje existe na rua São Salvador.

Na área existiam apenas grandes fazendas pertencentes a imigrantes alemães, onde  a terra era usada para o cultivo de grãos, criação de gado e cultivo de hortaliças.

A história do surgimento da Cruz do Pilarzinho remonta à época dos primeiros colonos do Paraná, que usavam a cruz como símbolo de conquista e posse de terras. Construída em madeira, foi constantemente renovada pela população, que passou a vê-la como um sinal da fé cristã.

Com grande extensão territorial, o Pilarzinho tem cerca de 30% do seu território tomado pelos parques, sendo este um dos bairros mais arborizados da cidade.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hoy, Felippy Strapasson. História concisa dos bairros de Curitiba. Appris, 2019.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.