1974
Destaque nos jornais curitibanos, Helena Danderfer foi a primeira mulher da capital a dirigir um ônibus de transporte coletivo, em 1974. Ocupando a linha nº 885, denominada Mossunguê, Helena era funcionária da Auto Viação Curitiba LTDA.
A matéria, veiculada na edição de 14 de novembro de 1975, do Diário do Paraná, retrata que Helena era vista por seus colegas de profissão como uma boa motorista. Ainda no texto, Paulo Rodolfo Reksidler, diretor da empresa, está muito satisfeito com a nova funcionária. "Acho muito bom ter mulheres na empresa, porque elas são mais calmas com os passageiros." diz ele. E se elas não tivessem a mesma capacidade que os homens para exercer a função, não seria tão comum vê-las fazendo até transporte de carga nas estradas", ressaltou.
A Auto Viação Curitiba foi uma empresa da cidade que atuou no ramo até 2009. Ela foi vendida para a Araucária Transporte Coletivo. A empresa passava por problemas financeiros e a metropolitana entrou para evitar um possível fechamento.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Biblioteca Nacional.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.