Casa Paranista

1928


Projetada por João Turin, por volta de 1928, a chamada "Casa Paranista" é uma residência privada de propriedade do Dr. Bernardo Leinig, localizada na rua José Loureiro. Foi demolida às pressas na década de 1970 para evitar ser tombada.

Esta residência apresentava uma complexidade decorativa única que, além de invenções imaginativas, como o portão de ferro com  estilização em pinho, foram criados destaques na fachada as colunas paranistas, idealizadas por João Ghelfi e concretizadas por João Turin.

Turin também criou a arquitetura paranista:  colunas, capitéis e outras decorações que lembram pinhais, pinhões e pinheiros; Combinando decoração e simbolismo para trazer imagens simbólicas para a vida cotidiana. 

Embora não  preservados, vários projetos de Turin no estilo paranista foram de fato construídos, como a decoração do Salão Paranaense do antigo Clube Curitibano, na rua XV de Novembro, a casa-ateliê do artista, na 7 de Setembro e a casa do Dr. Leinig.

O papel central do Movimento Paranista era construir uma identidade regional para o Estado do Paraná. O movimento envolveu intelectuais, artistas e escritores que reverenciavam e popularizaram a história e as tradições do país paranaense. É um movimento sem consistência de  manifesto, de escola, de estrutura teórica ou acadêmica.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Antigamente Curitiba.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.