2001
Até a virada para o século XXI, o Athletico Paranaense perseguia uma grande conquista nacional. Vitorioso no cenário estadual, o clube da baixada via seu rival Coritiba campeão brasileiro desde 1985. Faltava, portanto, a conquista nacional.
Este processo passa pela reforma do Estádio Joaquim Américo Guimarães, conhecido como Arena da Baixada. Em 20 de junho de 1999 ele foi reinaugurado, sendo considerado o mais moderno do Brasil.
O trunfo da Arena contribuiu para o título de 2001. Após 29 partidas, o 30º jogo ocorreu em 16 de dezembro daquele ano, com a vitória por 4 a 2 diante do São Caetano, clube emergente do futebol brasileiro naquele momento.
Os gols do Athletico foram marcados por Ilan aos 4 minutos do 1° tempo e Alex Mineiro aos 10, 34 e 47 do 2° tempo, em uma tarde de glória para o artilheiro athleticano Alex Mineiro, um dos protagonistas do título. A imagem ilustra parte dos 31.740 espectadores.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Clube Athletico Paranaense.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.