A história do sorvete no Brasil

2020


A primeira sorveteria brasileira foi inaugurada em 1835, quando um navio norte-americano atracou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de sorvete. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvete de frutas. Naquela época não havia como manter o sorvete frio, então ele tinha que ser consumido imediatamente após o preparo. 

Desenvolvendo-se em etapas, o sorvete começou a ser distribuído em escala industrial no país em 1941, quando a empresa americana Harkson do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro, em armazéns alugados da falida fábrica de sorvete Gato Preto.

No Brasil, o sorvete é considerado um precursor do movimento de libertação feminina. Protestando contra a estrutura social existente, as sorveterias se tornaram símbolo de resistência, em detrimento aos locais tradicionalmente ocupados pelos homens, segundo a Revista Forbes.

Em Curitiba o melhor local para se refrescar e provar essa iguaria é a Gela Boca do Portão, localizada na rua João Bettega, 465, funcionando diariamente das 10h às 22h.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gela Boca Portão / Revista Forbes: https://forbes.com.br/colunas/2020/03/sorvete-de-nobre-a-feminista/.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.