Rubens Meister

1922


Rubens Meister (1922-2009), engenheiro, não exerceu a arquitetura, mas foi o responsável pela fundação do curso de arquitetura e urbanismo da UFPR e influenciou gerações. Criou verdadeiros monumentos da cidade e da arquitetura nacional, como o Teatro Guaíra, a reitoria da UFPR e a Rodoferroviária. Foi, também, o  precursor de um dos movimentos mais importantes da cultura paranaense: o Modernista.

Este movimento elevou internacionalmente o Paraná a modelo de planejamento urbano, afastando-o da imagem de um estado apenas produtor de café. Hoje podem não existir edifícios típicos que sejam referência de movimentos arquitetônicos na capital, mas Curitiba mantém seu status de “cidade modelo”. Graças à sua iniciativa e ousadia, outros arquitetos, como Artigas e Lolô Cornelsen, ganharam espaço no cenário local.

Inspirado pelo Instituto de Tecnologia de Illinois de Mies Van Der Rohe (1939-1958), Meister assumiu um vasto projeto com características semelhantes à linguagem usada por Mies. De personalidade reservada, deixou ainda como legado outras obras, como o prédio da Caixa Econômica Federal, o edifício do extinto Bamerindus, o Centro Politécnico da UFPR, o Palácio 29 de Março, o restauro do Palácio Avenida, o Sesc da Esquina, o Terminal do Guadalupe, o edifício ASA e várias casas.

Faleceu em 29 de julho de 2009.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Arquipélago.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.