Rodoferroviária de Curitiba

1972


A estação Rodoferroviária de Curitiba, inaugurada em 26 de outubro de 1972, é a principal referência para quem chega ou parte da  cidade em um dos 35 ônibus das empresas que atendem rotas intermunicipais, interestaduais e internacionais. Com uma área de 72.160 metros quadrados – incluindo 25.600 em edifícios – além de 10 mil metros quadrados de áreas verdes, a Rodoferroviária é um marco na arquitetura urbana local.

Desde a instalação, de acordo com os decretos nº 184 de 1972 e nº 90 de 1976, a Câmara Municipal de Curitiba cedeu à URBS – Urbanização de Curitiba S/A o direito de exploração e administração da rodoviária.

Projetado pelo arquiteto Rubens Meister, o complexo foi construído pela Construtora Pussoli Ltda às margens da avenida Presidente Affonso Camargo, dividido em três alas: federal, estadual e ferroviária, além do prédio central em cubos, hoje ocupado pela gestão urbana. A primeira saída de ônibus rodoviário do novo terminal ocorreu na quinta-feira, 26 de outubro de 1972, mas a inauguração oficial só ocorreu na quarta-feira, 13 de novembro do mesmo ano.

O novo complexo então construído no antigo bairro de Capanema, atual Jardim Botânico, contava com uma infraestrutura completa inédita na cidade, com um total de 50 plataformas, sendo 25 na ala federal e outras 25 na ala estadual, além de lanchonetes, restaurantes e serviços como casas lotéricas, delegacias de polícia militar, bancas de jornal, lojas de presentes e souvenirs.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica


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