Plenário Waldemar Daros

1950



O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), denominado Waldemar Daros, foi inaugurado juntamente com o Palácio 19 de Dezembro, formando o atual conjunto do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury.

No conjunto do plenário, há a sala Deputado Arnaldo Busato, que é utilizada para pequenas reuniões e para o presidente da ALEP receber autoridades. À direita da imagem sentam-se os deputados oposicionistas e independentes do governador do Paraná; à esquerda, os parlamentares considerados da base de sustentação do governador.

Nas laterais ficam as tribunas de honra, destinadas aos líderes municipais, como prefeitos, vereadores e secretários, ladeadas pelas tribunas para a oratória dos parlamentares. São 54 lugares, um para cada deputado, além da mesa executiva que senta-se ao centro. Composta pelo presidente, 1º e 2º secretário, a mesa é quem comanda as sessões e atividades administrativas da Assembleia.

Waldemar Daros (PTB)  foi deputado estadual durante a instauração da ditadura militar no Brasil e, em 1964, foi cassado em virtude da defesa das reformas de base (agrária, urbana etc).

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.