Impressora Paranaense

1853


Ao assumir a administração da nova província, Zacarias de Góes e Vasconcelos convocou Cândido Lopes, de Niterói, para fundar e dirigir,  em 1853, o estúdio gráfico que imprimiria o primeiro jornal do Paraná, "O Dezenove de Novembro", para fins de divulgação de atos oficiais.

Segundo o portal Turistoria, "Contar a história da Impressora Paranaense e todos os nomes que ela teve ao longo dos anos, então, é também falar da história do surgimento do Paraná como província autônoma. Isso porque, já em sua primeira edição, o “O Dezenove de Dezembro” destacava a lei imperial número 704, de agosto de 1853, que elevava a 5ª Comarca de São Paulo à categoria de Província do Paraná. A emancipação da província do Paraná foi oficializada em 19 de dezembro daquele ano, fato que por si só explica a escolha do nome do jornal".

34 anos depois de sua chegada a Curitiba, a Impressora Paranaense passou a contar com  Ildefonso Pereira Correia, Barão do Serro Azul, como principal dirigente. Em conjunto com a Moinhos Unidos do Brasil - Mate S/A, a Impressora Paranaense é uma das primeiras unidades fabris da cidade.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / FIEP / Turistoria.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.