A história do Portão

1940


O Portão é o ponto de encontro da via que começa no bairro do Campo Comprido, cruza o Barigui e a Fazendinha, completa a ligação entre as ruas dos Campos Gerais e São José, em direção a Paranaguá. 

O nome Portão vem do conflito entre vaqueiros e fazendeiros da região. Para controlar o comércio de animais e produtos como a erva-mate, instalou-se ali um posto de controle, demarcado por um grande portão.

A barreira tarifária tornou-se também posto de arrecadação pelo comércio de mercadorias que era promovido pelos colonos em suas carroças. 

Um grande marco no desenvolvimento da região ocorreu no final do século XIX, quando Curitiba passou a abrigar diversos imigrantes e fábricas. Em 1894, a estrada de ferro Curitiba-Paranaguá foi estendida até Ponta Grossa, passando pelas proximidades do Portão.

Como resultado, o fácil transporte de mercadorias tornou a área um centro de comércio e indústria, voltado principalmente para a fabricação de caixotes. Como um centro aquecido até a atualidade é no Portão que está instalada a unidade "Gela Boca Portão", na Rua João Bettega, nº 465. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hoy, Felippy Strapasson. História concisa dos bairros de Curitiba. Appris, 2019.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.