1950
Localizada na rua Ubaldino do Amaral, no alto da rua XV de Novembro, a fábrica de fitas Venske empregava, na década de 1950, a maioria de funcionárias, uma classe feminina aguerrida. Destinada à produção de fitas de seda e bandeiras, a fábrica atendia uma demanda costumeira do período, vez que as mulheres utilizavam muito esses adereços.
Fundada em 1907, a Venske era uma das maiores do Brasil. Fundada por Gustavo Venske, esta foi a primeira fábrica de Curitiba no ramo de tecelagem. Gustavo era proprietário de uma loja de armarinhos e de tecidos importados e, em virtude da procura pelo produto, decidiu instalar uma indústria para atender a demanda.
Inovadora em contratar mulheres na década de 1920, a fábrica inovou ao implementar berçários e refeitório, além de permitir o atual "home office", com a montagem de teares na casa das tecelãs.
Fonte: Acervo Curitiba Histórica / Rede Paranaense de Comunicação.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.