1950
Mesmo estando localizado em São José dos Pinhais, o aeroporto Afonso Pena é popularmente conhecido como "aeroporto de Curitiba". Criado como base aérea e passando a operar a aviação civil em 1946, o aeródromo é atualmente um dos mais importantes do país.
A imagem retrata o edifício principal do Afonso Pena no início da década de 1950, local que serviu como terminal de passageiros do aeroporto.
Em 5 de fevereiro de 1959, para atender a crescente demanda do aeroporto, um novo terminal de passageiros, medindo 2,2 mil m², foi inaugurado. Esse terminal marcou a história do Aeroporto por possuir um espaço externo bem próximo da pista onde as pessoas podiam se despedir dos passageiros. Conhecido como “sacada da saudade”, o espaço era utilizado não só por familiares e amigos daqueles que iriam viajar, mas também por pessoas que iam a esse espaço apenas para observar os pousos e decolagens.
Aquele terminal foi demolido em 1998.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Museu de São José dos Pinhais.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.