Estação-tubo - Década de 1990

1990


A estação-tubo é um elemento típico da paisagem curitibana desde o início da década de 1990. Com elementos criados pelo arquiteto e urbanista Abrão Assad, elas fazem parte do projeto de modernização da cidade, pensado pelo arquiteto Jaime Lerner na década de 1970.

Implantadas a partir de 1991, a estação-tubo foi o primeiro produto brasileiro a receber um prêmio iF Design Award – o mais conceituado e completo prêmio de design do mundo, em 1992.

A intenção das estações foi, de fato, proporcionar maior identidade visual para a cidade, conforme explica Assad em entrevista à Gazeta do Povo: “Ao contrário de capitais como o Rio de Janeiro, que foi abençoada com o mar e uma geografia fantástica, Curitiba não tinha grandes atrações naturais, nada que a marcasse enquanto cidade”, ressalta.

Exportada para mais de 250 cidades do mundo, a estação-tubo conferiu maior agilidade no embarque e desembarque de passageiros e até hoje pintam a paisagem urbana da capital paranaense.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.