2002
Construído em 1967 como sede do Instituto de Educação do Paraná e, hoje sede do MON, o seu prédio principal foi ocupado, inicialmente, por diversas secretarias estaduais na década de 1970. Naquela época chamava-se Edifício Presidente Humberto Castelo Branco.
Em 2000, por iniciativa do então governador Jaime Lerner, começaram as negociações para transformar o espaço em museu. Em 2001, 23 anos após sua inauguração, autoridades estaduais decidiram converter o amplo terreno com esta finalidade.
O edifício foi renovado, inaugurado como museu em 2002, incluindo uma extensão comumente conhecida como “olho” devido à sua forma arquitetônica. Ambos foram projetados pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Atualmente, com uma área urbana de aproximadamente 35 mil metros quadrados e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, o museu é considerado o maior museu da América Latina.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Museu Oscar Niemeyer / Foto: Nani Gois
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.