Cemitério São Francisco de Paula

1854


O Cemitério São Francisco de Paula, também conhecido como Cemitério Municipal, foi fundado em Curitiba no dia 7 de dezembro de 1854. Na época, foi Zacarias de Góes e Vasconcelos, presidente da província do Paraná, quem ordenou a criação daquele campo santo.

Zacarias de Góes e Vasconcelos já havia trabalhado no projeto do Cemitério Municipal do Rio de Janeiro, mas sua experiência o fez perceber que Curitiba precisava fazer o mesmo. Em 1854, encarregou Benedito Enéas de Paula de construir o cemitério. O terreno selecionado para aquela finalidade era uma fazenda que foi doada pelo seu proprietário, o padre Agostinho Machado de Lima

Inaugurado em 1855, onze enterros foram registrados naquele ano. Somente em 1866, mais de uma década depois, o cemitério foi concluído com a construção dos muros. Hoje, com mais de um século e meio de história, o cemitério soma mais de 92 mil mortos enterrados no Alto do São Francisco, em mais de 5,7 mil túmulos. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Câmara Municipal de Curitiba / Turistoria.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.