1856
Fundado pelo Barão de Holleben por volta de 1856, o bairro ganhou esse nome graças à Capelinha de Nossa Senhora da Glória, construída pela família Leão, um dos primeiros moradores da região.
Anos mais tarde, os padres redentoristas conquistaram um santuário da família Leão, substituindo a imagem da padroeira da região pela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A pesquisadora Amélia Siegel Corrêa, autora de um livro sobre a história do bairro, aponta que “a história do Alto da Glória se confunde com a história da modernização de Curitiba, viabilizada em grande parte pela expansão da produção e exportação de erva-mate, que, por sua vez, se configurou a partir de algumas famílias tradicionais do Paraná, responsáveis por investir na cultura e no desenvolvimento da cidade".
Com a área elevada em relação ao centro de Curitiba, o bairro se torna visível na paisagem, dando-lhe o nome de Alto da Glória - exatamente em alusão à então capelinha de Nossa Senhora da Glória.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Paraná Educativa FM.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.