1898
A Casa dos Arcos foi uma das primeiras casas construídas na região do Santa Felicidade, em 1895, pelo imigrante italiano Marcos Mocelin. Foi construída por Basílio Gechele. Foi comprada pela família Túlio em 1918. O piso superior foi reservado à moradia, ficando o térreo destinado ao comércio.
Marcante no bairro, tradicional local de gastronomia aos finais de semana dos curitibanos, a Casa dos Arcos resiste ao tempo, abrigando o restaurante com o mesmo nome.
Localizada na avenida. Manoel Ribas, nº 5.999, é um exemplar de arquitetura italiana urbana: apesar da volumetria semelhante à das casas rurais, possui uma arcada na fachada, a chamada loggia, estrutura muito comum na área central das cidades do Vêneto. Atualmente, o prédio está tombado pelo patrimônio histórico do Município de Curitiba, intervenção que preserva suas características originais, afinal, trata-se da única no bairro com arcada frontal no térreo.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.