A primeira vereadora de Curitiba

1947


Nascida em 9 de janeiro de 1926, a professora curitibana Maria Olympia Carneiro Mochel tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora. Em 1947, aos 21 anos, foi eleita pelo voto direto do Partido Socialista Trabalhista (PST) para uma das 20 cadeiras do parlamento municipal à época. Tornou-se 2ª Secretária da Comissão Executiva da Câmara Municipal.

Filha de Raul Carneiro, pediatra e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Anna Schweble, imigrante alemã, Maria Olympia se envolveu em lutas nacionais como a campanha "O Petróleo é Nosso", além de movimentos locais. Destacou-se através dos subúrbios e bairros de assentamentos familiares carentes.

Terminado o mandato, Maria Olympia e o marido, já formado, mudaram-se para o Maranhão devido a perseguições políticas. Instalaram-se em São Luís e, em 1957, ingressou na primeira turma do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), curso que concluiu em 1963. Ela escolheu a psiquiatria como sua especialidade. 

A ex-vereadora morreu aos 82 anos, em 25 de janeiro de 2008, apenas nove meses após a morte do marido. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Câmara Municipal de Curitiba.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.