Sede do Museu Paranaense

1928


Inaugurado em 25 de setembro de 1876, de iniciativa particular, o Museu Paranaense demorou seis anos até que o poder público assumisse o controle de sua operação. Após seis sedes temporárias, a casa do Museu Paranaense se mudou para o São Francisco em 2002.

O Palácio São Francisco foi construído por Júlio Garmatter, um alemão que veio para o Brasil atuar no comércio. Utilizado como palácio do Governo do Estado, abrigou de 1987 até 2001 o Museu de Arte do Paraná, incorporado ao Museu Oscar Niemeyer. 


A ideia de Garmatter era ter uma residência suntuosa em Curitiba, visto que ainda residia na sobreloja de seu açougue. Para fixar seus planos como empresário de sucesso, buscou a planta na Alemanha, erigindo uma residência de alto porte para os padrões da cidade naquele período. A construção foi executada entre 1928 e 1929, sob responsabilidade do engenheiro Eduardo Fernando Chaves. 

O estilo arquitetônico do Palácio é o Ecletismo Neoclássico e o Modernista com influência germânica. 

A roupagem do palácio como Museu Paranaense se deu a partir de 19 de dezembro de 2002. A área total é de 4.700 m² com espaços para mostras temporárias e de longa duração; laboratório, auditório, biblioteca e três reservas técnicas. As mais de 500 mil peças provieram de aquisições e doações. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Museu Paranaense. 


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.