1928
Um dos acontecimentos naturais mais impactantes da história de Curitiba foi a nevasca de 1928. Para quem passou a conhecer a capital naquele ano, a atmosfera de ser "a cidade mais européia do Brasil" se confirmava com a espessa camada de gelo sobre as ruas e telhados.
A imagem retrata a cidade em 31 de julho de 1928, com o prédio da Universidade Federal do Paraná aos fundos e a praça Santos Andrade em primeiro plano coberta pela neve.
Na Gazeta do Povo há um depoimento que retrata o fenômeno:
"Conforme contou Cid Destefani, em texto de 2013 da coluna Nostalgia, a neve de 1928 começou a se precipitar às 8 horas da noite do dia 31 de julho daquele ano. Os flocos caíram até o amanhecer do dia 1º de agosto, quando a cobertura chegou a ter 50 centímetros de altura. Regiões do norte da cidade, como o Bacacheri e a Colônia Argelina, foram as áreas mais atingidas. Já no Centro, a cidade ficou branca de neve embaixo de bruma".
A imagem ainda retrata a antiga cúpula da UFPR, substituída pela fachada atual após a década de 1950.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.