Estádio Durival de Britto e Silva

1940


O Estádio Durival de Britto e Silva, popularmente conhecido como "Vila Capanema", foi inaugurado em data indefinida ainda na década de 1940, servindo como campo de futebol para os funcionários da rede ferroviária.

Durival de Britto e Silva era superintendente da Rede Viação Paraná-Santa Catarina, no período da construção do estádio em madeira e, posteriormente, em alvenaria. A alcunha Vila Capanema é oriunda do bairro onde o campo está localizado.


A inauguração "oficial" ocorreu em 23 de janeiro de 1947, quando o Ferroviário foi derrotado por 5 a 1 pelo o Fluminense (RJ). Reformado, foi sub-sede da Copa do Mundo de 1950, quando havia sido melhorado com as arquibancadas de concreto. Recebeu apenas dois jogos: Espanha 3x1 Estados Unidos e Suécia 2x2 Paraguai.

Foram feitas várias remodelações no estádio, abrigando jogos do Paraná Clube, seu atual proprietário. O recorde de público aconteceu em 1968, quando o Athletico Paranaense recebeu o Santos, vencendo por 3 a 2 para 24.303 espectadores.

Nas imagens ainda é possível ver a concha acústica que ficava atrás de um dos gols.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Página Curitiba de Outros Tempos / Palco das Emoções: uma pequena enciclopédia dos estádios - Newton Pacheco dos Santos Junior, 2005.


Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.