1906
Nilo Cairo da Silva, nasceu em 1874 em Paranaguá e ao longo de toda a sua vida adulta teve uma atuação muito reconhecida pela população curitibana e paranaense.
Por meio de sua formação no Rio de Janeiro, tornou-se engenheiro militar ainda na década de 1880. Contudo, por um acidente, teve ambos os tímpanos rompidos, o que o fez ser afastado da função militar.
Longe da carreira militar, passou a estudar medicina, ciências físicas e matemáticas na Universidade do Rio de Janeiro, e em 1906 veio para Curitiba atuar na área de medicina homeopática.
Além da clínica, começou a escrever uma série de publicações no âmbito da homeopatia, mas sua ação mais imponente foi a fundação da Universidade do Paraná em 19 de dezembro de 1912, junto de Victor Ferreira do Amaral e Hugo Simas. Local onde lecionou ao longo dos anos finais de sua vida.
Adoecido, em 1925 retornou à Paranaguá, mas acabou falecendo no Rio de Janeiro em 6 de junho de 1928.
Cinco anos mais tarde, em 1933, seus restos mortais foram colocados no pedestal do seu busto, criado no ano de 1924 e localizado em frente ao prédio histórico da Universidade do Paraná, na Praça Santos Andrade.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site UFPR / Diretório Acadêmico Nilo Cairo
1920
Nilo Cairo da Silva, nasceu em 1874 em Paranaguá e ao longo de toda a sua vida adulta teve uma atuação muito reconhecida pela população curitibana e paranaense.Por meio de sua formação no Rio de Janeiro, tornou-se engenheiro militar ainda na década de 1880. Contudo, por um acidente, teve ambos os tímpanos rompidos, o q[...] Leia mais
1956
Esta imagem, presente no acervo do Museu Paranaense, faz parte do álbum de fotografias do Departamento de Obras da Prefeitura de Curitiba no ano de 1956. Conforme é possível ler na própria imagem, a cena retrata a pavimentação da rua Nilo Cairo, que até aquele período ainda não possuía calçamento.A primeira via qu[...] Leia mais
1950
Esta fotografia, provavelmente da década de 1950, mostra a região entre o bairro São Francisco e Mercês, antes da criação do prédio da TELEPAR.Nela, vemos, em primeiro plano, a antiga chácara de Affonso Augusto Teixeira de Freitas, terreno bastante arborizado que abrigaria mais tarde o Palácio das Telecomunicações, ou [...] Leia mais
1970
A rua André de Barros percorre cerca de 1 km do centro de Curitiba, tendo início na praça Rui Barbosa e término na rua Nilo Cairo. Sendo umas das principais vias do centro da cidade, ela é atravessada por importantes avenidas como a Marechal Floriano Peixoto, Desembargador Westphalen e outras alamedas e travessas [...] Leia mais
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.